sábado, 14 de setembro de 2013

Alguns fatos que foram marcantes nos anos 80 Moda, Estilo, Musicas!!!

No Brasi
Fundação do Partido dos Trabalhadores (1980).
Atentado do Riocentro (1981).
Rondônia, em 1981, Amapá e Roraima (em 1988) deixam de ser territórios e passam a ser estados da federação brasileira.
Movimento Diretas Já, que reivindicava a volta das eleições diretas para presidente do Brasil (1984).
Tancredo Neves é eleito, de forma indireta, presidente do Brasil. Porém, morre antes de assumir o cargo. Assume o vice-presidente José Sarney (1985).
Fim da ditadura militar no Brasil (1985).
Promulgação da Constituição brasileira de 1988, em vigor até os dias atuais.
Criação do estado de Tocantins (1988)
Revolução Educacional Brasileira.

No mundo
Atentado contra o Papa João Paulo II (1981).
Ronald Reagan é presidente dos Estados Unidos (de 1981 a 1989).
Margaret Thatcher é primeira-ministra do Reino Unido (de 1979 a 1990).
Casamento do Príncipe de Gales, de 33 anos, com Lady Diana Spencer, de 20. Futuramente, "Lady Di" se tornaria uma das mulheres mais famosas e adoradas do mundo, e os príncipes se separariam, causando escândalo no Reino Unido.
Queda do Muro de Berlin (1989).

Musica 
O hard rock recebeu novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal. Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden e Judas Priest na versão clássica do heavy metal; e os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, no thrash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque os longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Bon Jovi, Van Halen, AC/DC,Guns N' Roses, Def Leppard, Whitesnake , The Cure , Lloyd Cole and the Commotions, além do Xutos & Pontapés e do GNR1 e Scorpions no decorrer dos anos 80.
Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: A-ha, U2, The Police, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80; no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira! entre outras.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990. Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais originou variantes, a House music. Inspirada em experimentações sobre batidos dos anos 70, principalmente a disco music, teve como principais representante: Bomb the Bass, S'express, gino latino, Coldcut, entre outros. Logo no início dos anos 80 surgiu no underground a sub-cultura gótica (Ver artigo: Gótico (estilo de vida)) na Inglaterra, denominada incialmente como "Dark" no Brasil sendo esta derivada do gênero Pós-punk.
No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira;2 3 entre os fenômenos individuais destacam-se: Simone, que foi a maior vendedora de discos de toda a década 4 5 6 , Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.
Dentre os artistas internacionais mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Cher, Madonna, Debbie Gibson e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, Roxette entre outros.

Estilos
O movimento new wave influenciou música, comportamento e artes plásticas.
O art deco tem grande valorização na arquitetura.
O heavy metal, que surgiu em meados de 1970, se torna uma grande vertente do rock, com a New Wave of British Heavy Metal.
A música eletrônica ganha identidade.
O rádio e a televisão são o principal meio de disseminação de cultura pop.

Moda
Nos Anos 80 era tempos de se jogar e usar o que dese vontade, roupas hiperexageradas, as blusas se alargaram, os cabelos super volumosos.
No publico feminino a moda era usar e abusar das ombreiras dos babados e assessórios como Brincos e pulseiras. A Maquiagem era fundamental para dar um tom básico.
Já nos homens era lei as enormes jaquetas, os famosos shortinhos curtos que as meninas adoravam. Sem falar que o jeans de cintura alta era obrigação. Também entrou na moda os Blazer de ombreiras e os topetes com permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário